quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Inspire Meio Ambiente... Expire Consciência...

construção em bambu

Será que a maioria dos estudantes de arquitetura já parou para pensar sobre sustentabilidade? Esse assunto está sendo bem debatido pelos estudantes da nossa regional? Até quando vamos esperar que a natureza agüente todos as nossas irresponsabilidades? Até quando vamos continuar colocando no lixo, materiais que poderiam estar sendo utilizados na arquitetura, para diminuir o déficit habitacional?

É exatamente nesse sentido que o EREA Aju quer plantar uma sementinha em seus participantes! Para que todos voltem para as suas faculdades com debate mais aprofundado e uma consciência mais apurada sobre esse assunto, se perguntando se não podemos projetar casas sustentáveis... Por que, que materiais para construção sustentável ainda são tão caros no Brasil? Por que não costumamos aprender sobre materiais alternativos que não agridem tanto o meio ambiente em nossas faculdades? Já existem sim, novas técnicas de construção, mais baratas e mais sustentáveis... Mas, onde está esse conhecimento que não chega em nossas salas de aula?
Enquanto estamos aqui... parados... refletindo... milhões de famílias estão sem casa pra morar... O que a podemos fazer por elas, com essas novas técnicas de construção que estão surgindo? Ou essas novas tecnologias só devem ser usadas para beneficiar ainda mais a grande onda de especulação imobiliária? Quem realmente necessita de auxílio... quem produz ou quem está acumulando nas mãos, tudo que se é produzido?

Pretendemos dessa forma fazer com que os participantes desde já comecem a ter responsabilidade social e ambiental... Que tenhamos conhecimentos mais aprofundados das condições da nossa sociedade, cultura, economia... Que entendamos que o problema não vem somente de nós, mas de toda uma história de exploração do homem pelo homem! Mas, que nosso imobilismo contribui e muito para a continuidade de sistema que prolifera a desigualdade social. Para que possamos inspirar ainda mais a nossa profissão e expirar mudanças para toda a sociedade!!

Nenhum comentário: